Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Vida: Uma eterna busca pela felicidade

                Agora entendo porque é que a vida é uma eterna busca pela felicidade… Porque quando encontramos algo ou alguém que nos faz realmente felizes, a vida tira-nos isso. Arranca-nos das mãos! Destrói-nos bruscamente a alma, esfaqueia lentamente o nosso coração.

                Lembro-me das expressões “A natureza das pessoas é serem más” ou “As pessoas nascem predestinadas para serem más”… Mas agora discordo. As pessoas nascem boas, puras, emocionais, com boas intenções… Mas a vida massacra-as, a vida desilude-as, a vida destrói-lhes o coração. E depois ficam assim, ocas, sem demonstrarem emoções, sem darem demasiada importância aos sentimentos, tornam-se frias, ignoram o amor, prendem-se a objetos, a coisas materiais… Porque essas são nossas, essas estão na nossa posse, essas não nos irão abandonar, essas não irão partir, essas são as únicas sobre as quais temos algum controlo.

                As pessoas não esquecem esses momentos em que se sentiam realmente vivas, as memórias e os sentimentos não desaparecem… Simplesmente, tentamos ignorá-las. Simplesmente, tentamos não pensar nelas. E temos medo de voltar a viver, porque sabemos a dor da morte e não queremos voltar a morrer…

sábado, 1 de junho de 2013

Perfeição

Perfeição. É o que todos procuram… É o que todos desejam… É o que nenhum encontra. Somos todos tão diferentes e vimos de mundos tão diferentes, mas depois, quando olhamos cuidadosamente uns para os outros, todos temos um objetivo comum, uma meta: ALCANÇAR A PERFEIÇÃO. Podemos querer alcançar a perfeição a níveis diferentes e de diferentes formas, mas quantos de nós já fizemos coisas estúpidas, já nos rebaixámos, já nos magoámos e sacrificámos simplesmente para estarmos mais perto da perfeição?


                Se pensarmos bem… Quantos de nós já recusamos comida quando estávamos esfomeados só para emagrecermos, só para estarmos mais perto daquilo a que chamamos “corpo ideal”? Quantos de nós já nos magoámos a nós próprios por sentirmos que não somos suficientemente bons? Quantos de nós já ficámos noites sem dormir por nos sentirmos mal com o que as outras pessoas pensam ou podem pensar de nós? Quantos de nós já ficámos a massacrar-nos por as outras pessoas pensarem algo de nós? Quantos de nós ficámos a sentir-nos mal com nós próprios devido a opiniões exteriores?

                Todos sonhamos com o mesmo, PERFEIÇÃO. Uns sonham em serem perfeitos fisicamente, em terem um corpo perfeito ou terem uma cara perfeita, em terem a altura ideal ou o peso ideal,… Outros sonham em serem o amigo perfeito ou o namorado perfeito, o aluno perfeito ou o desportista perfeito… Sonham em alcançar a perfeição naquilo que fazem, esforçam-se e lutam… Esta procura constante realmente faz-nos lutar por aquilo de que gostamos e por aquilo que gostaríamos de ser… Mas será que esta busca interminável é saudável?

              Às vezes, sinto-me cansada… Cansada de me esforçar… Cansada de tentar superar-me… Cansada de tentar agradar aos outros… Cansada de procurar algo que nunca vou conseguir encontrar… Cansada de me magoar… Cansada de me sacrificar… Cansada!